Home / Notícias / Palmito - Pupunha

Ficou sabendo? Palmito - Pupunha

Palmito - Pupunha

A pupunheira produz frutos comestíveis de alto valor nutritivo, destacando-se elevados teores de caroteno, de proteína e de gordura.

Essa espécie de palmeira produz, além dos frutos, palmito comestível de ótima qualidade. Nativo da América Latina, e do Brasil, da região da Amazônia, o palmito pupunha vem substituindo com êxito os palmitos mais conhecidos, como o tipo Jussara e Açaí. Além de cultivo mais rápido, o seu cultivo não é predatório.

 
A diferença entre ele e os outros palmitos é que ele é mais doce, a sua coloração é um pouco mais amarelada e a textura é mais macia. Além disso, não escurece após o corte, sendo comercializado também "in natura". Pode ser utilizado cozido em água e sal, cru em saladas, desfiado, picado em refogados, massas e gratinados, etc.
 
É encontrado também na forma de conserva, em supermercados. Neste caso, o sabor é mais ácido e menos adocicado do que o fresco. Além disso, é adicionado ácido cítrico e sal à conserva para evitar contaminações, como acontece com os outros palmitos.
 
Ao contrário dos frutos, ricos em calorias e gorduras, o palmito tem poucas calorias, fibras e ainda contém cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C além de boa quantidade de potássio. Pupunha: é o mais jovem entre os palmitos conhecidos, pois começou a ser cultivado apenas nos anos 90 - é o mais ecologicamente correto de todos. Ele se diferencia por ser a única espécie cultivada da planta - as outras são exploradas.
 
Atualmente tem substituído os diversos tipos na culinária. De cor clara, é bem macio. E ainda tem mais: o palmito pupunha custa menos que os demais.
 
Veja na tabela abaixo:
 
Palmito pupunha fresco-100g
 
Calorias - 29
Proteínas (g) -2,5
Carboidratos (g) - 5,5
Gorduras (g) - 0,5
Fibras (g) - 2,6
Fósforo (mg) - 55
Potássio (mg) - 206
Cálcio (mg) - 32
Magnésio (mg) - 25
Vitamina C (mg) - 8,7
 
Fonte: TACO - Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - UNICAMP - Campinas 2006.