A empresa “Cambaratiba Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA ME”, tem como nome fantasia a marca RIGOMEL.
A RIGOMEL TEM UMA LONGA HISTÓRIA DE SUCESSO, COMEÇANDO EM 29 de Dezembro de 2003 no ramo industrial de conservas, molhos e temperos. FUNDADA e administrada pelo SR. Carlos Roberto Rigoletto e tendo a área de produção gerida por sua esposa, a sra. Roseli Rigoletto e seu filho, Carlos Roberto Rigoletto Júnior; seguindo dessa forma, com características de empresa familiar.
O Sr. Carlos, que também era responsável pelo setor de vendas, era um empreendedor que já tinha experiência na área alimentícia por ter tido outras duas empresas no ramo, porém sem muito sucesso.
Visando o mercado promissor que o Palmito de Pupunha já oferecia na época, resolveram mudar e focar somente nessa linha de produtos, conseguindo assim, aumentar substancialmente as vendas.
Porém, como todo micro e pequeno empresário, o Sr. Carlos passava por dificuldades financeiras para acompanhar o crescimento das vendas e com o seu não muito vasto conhecimento em administração em relação à Regulamentação de vendas para o setor de produtos alimentícios, a empresa foi multada e obteve vários problemas no cumprimento de seus compromissos para com seus fornecedores e corte nos créditos.
Desta forma, mesmo Tentando superar todas as dificuldades, infelizmente, a Rigomel encerrou suas atividades.
Como todo bom empreendedor, o Sr. Carlos notou que os insumos juntados nesse período de atividade da empresa - como a casca da Pupunha, que é um ótimo adubo - eram uma oportunidade de recomeçar, ensacando os mesmos em embalagens de 1 kg.
Ao vislumbrar nessa atividade um mercado promissor e sem muita burocracia, procurou estabelecer-se em um mercado mais tranqüilo.
Dessa forma, após A indústria ficar inativa por volta de 10 meses, Júnior, filho do Sr. Carlos, que até então trabalhava como frentista em um posto de gasolina, decidiu apostar novamente no antigo negócio do pai ao cursar Administração. Tentou então dar continuidade nas atividades da empresa após um acordo: o mesmo assumiria parte da dívida atrelada à empresa e em troca, ficaria com todo o patrimônio. O seu pai, o Sr. Carlos, então ficou responsável pelo setor de dejetos dos palmitos, nos quais continuaram a ser transformados em adubo em seguida comercializados.
Com o apoio de sua mãe, da namorada - hoje atual esposa - Tatiani Delicato Rigoletto, e mais três colaboradores, conseguiram fazer com que a empresa começasse a se posicionar no mercado novamente voltando do zero.
Passaram muita dificuldade no começo: desconfiança de fornecedores, clientes, colaboradores e atritos com o pai em aceitar o sistema do filho em administrar.
Tomando atitudes renovadoras focando em seu objetivo, foi ganhando novamente seu espaço e a confiabilidade.
Tatiani, formada em química e mestra na área, reuniu toda documentação necessária para liberação de seu principal produto: palmito de Pupunha em conserva.
Sob a nova direção de Carlos Roberto Rigoletto Júnior como gerente, e sua sócia e responsável pelo Controle de Qualidade, Tatiani Delicato Rigoletto, a empresa passou por uma grande reforma estrutural e comercial. Roseli Rigoletto, mãe do Júnior, voltou a ser responsável pelo gerenciamento da produção e todo ambiente fabril, enquanto os colaboradores ficaram responsáveis pelo setor operacional.
Adotou e lançou a marca “Tati”, agregando valor a outra qualidade de palmito em conserva: a palmeira real, se tornando o carro chefe da empresa.
com a intenção de aumentar seu faturamento e maximizar os lucros, lançaram uma nova linha de produtos em conservas, contando com cerca de 90 itens, entre eles: azeitonas, champignon, tomate seco etc.
Dessa forma, a empresa foi investindo em si mesma e aos poucos acabando com sua dívida.
No mesmo ano, a empresa atingiu algumas redes de supermercados, atacados, food services e distribuidores da região. A melhora na situação financeira tambem tornou possível o aumento no número de colaboradores, sendo 8 internos e 3 externos.
Encaminhando os negócios para um novo setor, o de prestação de serviços terceirizados, a empresa começou a comercializar seus palmitos com o rótulo de outras empresas. Esse tipo de serviço fez com que o faturamento multiplicasse.
As marcas, “RIGOMEL e TATI”, se viram finalmente parte do mercado competitivo como uma empresa sólida, responsável e extremamente comprometida com a satisfação de seus clientes internos e externos; tendo como objetivo aprimorar ainda mais a qualidade de seus produtos e serviços. Com o diferencial de um eficiente relacionamento para com seus fornecedores e representantes.
COM SUA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO CONCLUÍDA, JÚNIOR, QUE JÁ APLICAVA TODO SEU CONHECIMENTO NA ÁREA DESDE O INÍCIO, JUNTO COM SUA SÓCIA E ESPOSA TATIANI, COM TODO SEU CONHECIMENTO nA ÁREA DA QUALIDADE, PERCEBERAM A NECESSIDADE DE UMA GRANDE REFORMA NO PRÉDIO QUE ABRIGA A ORGANIZAÇÃO.
Algumas imagens antes da reforma:
Nesse ano foi inaugurado o novo laboratório da empresa e a responsável pelo controle de qualidade prevaleceu-se aperfeiçoando-se em cursos da área como sempre, para continuar garantindo a qualidade de consumo de seus produtos.
O faturamento e produção obtiveram um crescimento de 140% a mais quando comparado ao início de suas atividades. Podendo investir em novos maquinários para o aumento da produção.
Nesse mesmo ano também investiram na contratação de uma empresa especializada em marketing para a criação de uma nova identidade visual moderna, visando a atualização da imagem da empresa no mercado em sua nova fase de sucesso, garantindo assim o alcance de um novo e grande público que ainda não conhecia a marca na região.
Junto com as inovações, foi lançado o primeiro site da Rigomel.
Após a reforma de sua sede ser totalmente concluída, a forma como o produto era divulgado foi atualizado: incutiu o valor ecológico, dando o Palmito de pupunha maior destaque em relação às outras variedades.
Um novo rótulo é lançado estudando o mercado de Palmitos para viabilizar o aumento de suas vendas. Com um novo conceito voltado ao gourmet, a Rigomel se destacou seu novo aspecto sofisticado em meio das outras embalagens de seu mesmo setor no mercado.
também é lançado o pote de Palmito de Pupunha Inteiro 100g.
É criada a página da Rigomel no Facebook, para compartilhar dicas, receitas, novidades e muito mais! Se tornou uma forma de contato mais próxima com os clientes.
O site é atualizado com um novo design baseado nas tendências do mercado, melhorando drásticamente em comparação ao anterior por conta das inovações no mundo de t.i. lançados nos últimos anos.
O processo de automação do envase do palmito é colocado em prática, aumentando assim, a produção do palmito, podendo atender novos mercados e como consequência disso o aumento do faturamento.
A procura por alimentos sem glúten também tem aumentado, e pensando nisso, a Rigomel desenvolveu uma nova linha de produtos: Linha Fit Rigomel, onde você encontra palmito para fazer lasanha e macarrão.
É uma substituição da massa de lasanha/macarrão, por palmito de pupunha, sem gluten, e ideal para preparar uma deliciosa receita em pouco tempo, pois você não precisar cozinhar a 'massa', apenas aquecer no forno/fogão, acrescentando os demais ingrediente que compõe o seu prato.
Um novo integrante na Rigomel é criado: o mascote Rigo. ele é da espécie arara amarela, se alimenta especialmente de frutos da região amazônica, como por exemplo o açaí, que é a sua fruta favorita. É um grande amigo da natureza, não gostando daqueles que maltratam ou a desrespeitam.
A ideia do Mascote surge com o pensamento nas responsabilidades ambientais e no querer que as pessoas entendam o quanto é importante consumir produtos que não agridam o meio ambiente, como o palmito de pupunha, que é cultivado em plantações e não é extraído de forma extrativista ou predatória.
O site mais uma vez é atualizado com um design minimalista e moderno, com o intuito informativo e maior organização.
Sempre em busca de melhor atender seus clientes, a Rigomel não para de investir em infraestrutura e logística.